Cidade
Bagé - RS
A Rainha da Fronteira
Localizada na região da campanha, distante 60 Km da fronteira com o Uruguai, e 393 Km de Porto Alegre, essa cidade é herdeira de uma cultura proveniente de portugueses, espanhóis e índios, complementada por alemães, italianos, árabes, japoneses e outros imigrantes.
Possui uma fascinante mescla de diferentes hábitos e tradições forjada por seus 120.000 habitantes, distribuídos num território de 3.649 Km² . Com altitude de 218 m, possui estações bem definidas e temperatura média de 31º C no verão e 12º C no inverno.
Fundada em 17 de julho de 1811, pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Dom Diogo de Souza, foi elevada a cidade em 1859.
Desde as primeiras estâncias nascidas às margens do rio Camaquã, até os dias de hoje, a Rainha da Fronteira, como é carinhosamente chamada, mantém posição de destaque nos cenários cultural, sócio-econômico e político do Estado, conservando as mais preciosas marcas de sua história e de seu papel fundamental no denvolvimento do Rio Grande do Sul.
"Rainha da Fronteira", por ser uma bela cidade da fronteira sul do Brasil.
"A mais gaúcha das cidades", por ser divisa de fronteira sofreu vários ataques e invasões dos espanhóis vindos do Uruguai e da Argentina. A sua gente com muita força, amor e orgulho, conseguiu afastar os inimigos defendendo as terras do Rio Grande do Sul e do Brasil.
"Coração Cívico do Rio Grande do Sul", por ter participado de lutas e guerras envolvendo o sul do Brasil. (Farroupilha, Lanceiros de 93 e etc.).
"Capital do Churrasco", por ter realizado o maior churrasco do mundo. Anualmente realiza a festa internacional do churrasco.
O povo bageense é muito hospitaleiro e de hábitos simples e aguarda a sua visita para uma “mateada”. As rodovias: BR 153 e 293, ligam os municípios da região ao sistema viário brasileiro e aos países do prata.
Redes Sociais