NPOR
Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva
O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado, foi criado no ano de 1968, formando a sua primeira turma de Aspirantes à Oficial da Arma de Cavalaria no ano de 1970. Funcionou ininterupto até o ano de 1985.
Durante o ano de 1986 à 1994, nas mesmas dependências, foi instalado o CFS (Curso de Formação de Sargentos) da arma de cavalaria.
O NPOR do Curso de Cavalaria foi reativado, no ano de 1995, e a partir do ano de 1996 passou a funcionar, juntamente, o Curso de Intendência.
A equipe é formada por 1 Capitão e sua equipe de 3 oficiais, 6 S Ten/Sgts, 3 cabos e 4 soldados, para cumprir a missão de formar anualmente 40 alunos, sendo 20 do Curso da Arma de Cavalaria e 20 do Curso do Serviço de Intendência.
Condições de Ingresso
O ingresso só é possível durante o período de seleção para o Serviço Militar Obrigatório (alistamento);
O candidato deverá comparecer na Seleção Geral de Bagé, na data e local conforme indicado pela Junta de Serviço Militar (JSM), portando o Certificado de Alistamento Militar (CAM);
Os candidatos, se considerados aptos na Seleção Geral a que forem submetidos, serão encaminhados à Seleção Especial para o NPOR;
Os candidatos para o NPOR devem estar com o ensino médio concluído;
Para mais informações sobre o curso, condições de funcionamento ou como ocorrerá esse tipo de Serviço Militar, solicita-se entrar diretamente em contato com os CPOR ou NPOR existentes.
Instruções Reguladoras da Seleção Complementar (Portaria Nº 145-DECEx, de 8 de outubro de 2012)
Período de Instrução
O ano de instrução do NPOR é divido em duas fases: período básico e período de formação e aplicação.
Período Básico
O período básico dos alunos do NPOR compreende a fase de instrução necessária à rápida adpatação à vida militar e ao início da formação moral, ética, física e intelectual dos futuros oficiais da reserva do Exército Brasileiro. Neste período, são ministradas instruções fundamentais para a formação do combatente básico da Força Terrestre como treinamento físico, ordem unida, tiro, exercícios no terreno, entre outras.
Período de Formação e Aplicação
O período de formação e aplicação inicia-se logo após a conclusão do período básico. Inicialmente, os alunos escolhem a arma de cavalaria ou o serviço de intendência, através do critério de classificação. Neste período, os alunos recebem instruções peculiares ao curso escolhido.
Redes Sociais