Cavalgada “A MARCHA DO CHARUTO”
Bagé (RS) – No dia 7 de março, o 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento Forte de Santa Tecla realizou um evento à cavalo na área do Campo de Instrução Santa Tecla (CIST), com a participação dos militares da guarnição, civis e familiares, em alusão à passagem histórica das batalhas combatidas pelo Exército Brasileiro no ano de 1868, durante a “dezembrada”, conhecida como “ MARCHA DO CHARUTO”.
Tal denominação se deu durante a manobra do Piquissiri, no período da Guerra da Tríplice Aliança, em que o General Osorio para surpreender o inimigo, utilizou sua audácia para atravessar os 11 km da região do CHACO, terreno alagadiço e infestado de mosquitos. Como todos os militares possuíam em seus alforjes pelo menos um charuto, Osorio determinou que os militares acendessem-os para espantar os mosquitos com a fumaça. Essa iniciativa foi determinante para vencer o inimigo, que não acreditava que um contingente tão numeroso pudesse atravessar o CHACO, o que somente foi possível pela liderança primordial do Patrono da Cavalaria Brasileira, o General Osorio, o Legendário.
Presidida pelo senhor General de Brigada Júlio Cesar Palú Baltieri, comandante da 3º Bda C Mec, o evento teve início com a dissertação realizada pelo Asp Cav Echer, do 3º RC Mec, recém egresso da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sobre a história da “ MARCHA DO CHARUTO”. Na sequência , o 3º Sgt Cav Moreira, também do 3º RC Mec, egresso da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), fez uma explanação sobre a história do Forte de Santa Tecla. No retorno, assim que os participantes perfilaram seus cavalos, o Ten Cel Cav Giovani Dalarosa Amaral, Comandante do 3º RC Mec, propôs um brinde ao Exército Brasileiro, à Cavalaria e ao seu Patrono, General Osorio.
Além disso, para coroar o encerramento da atividade, os participantes foram convidados a realizarem o plantio de 30 mudas de árvores nativas, demonstrando o respeito e a preocupação com a preservação do meio ambiente.
Redes Sociais